Ajude a melhorar o Dicionário Olimpico: Envie sua opinião!

Tiro com Arco

O tiro com arco (também chamado de arqueirismo ou arquearia) é a prática de utilizar arco e flechas com o intuito de atingir um alvo. Uma prática originalmente relacionada à caça e à guerra, o tiro com arca ganhou nova popularidade no mundo do esporte, tornando-se uma atividade recreativa. No universo olímpico, o tiro com arco foi introduzido em 1990, tendo permanecido até 1920. Em 1972, nas Olimpíadas de Munique, o tiro com arco voltou à condição de esporte olímpico, a qual mantém até hoje, nas modalidades masculina e feminina. 
Nos Jogos Olímpicos, jogam-se quatro eventos de tiro com arco, todos realizados ao ar livre, com um arco recurvo na distância de 70m. A prova é disputada individualmente e por equipes, por ambos os sexos.Na rodada qualificatória, 64 arqueiros disparam 72 flechas (6 séries de 6 flechas em duas rodadas) sobre um alvo com 1,22m de diâmetro. A pontuação obtida é usada para formar as chaves da fase eliminatória (o 1º contra o 64º; o 2º contra o 63º e assim por diante). Na fase eliminatória, é feito o combate olímpico, disputa entre dois arqueiros, na qual são disparadas 4 rodadas de 3 flechas, o arqueiro com a pontuação maior avança para a fase seguinte.

Arbitragem Atletas Apelação Equipe Técnica Tiro com Arco Infrações Pontuação Penalidades Equipamentos

Você Sabia?

O manuseio do arco e da flecha remonta à Pré-História e se estende até a Idade Média, quando esses instrumentos eram utilizados na caça e na guerra. Com a invenção da pólvora e das armas de fogo, a prática do arco e flecha perdeu lugar. Contudo, reavivou-se como esporte e recreação.

O tiro com arco fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1990, tendo permanecido até 1920. Porém, em 1972, retornou às Olimpíadas, em Munique, já sob regulamentação da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco).

A Coréia do Sul lidera o ranking de atletas medalhistas no tiro com arco. São 34 medalhas - 19 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze.
 

Responsável(is): Diego Spader de Souza