Ajude a melhorar o Dicionário Olimpico: Envie sua opinião!

Natação

A natação é uma das práticas e uma das modalidades esportivas mais antigas. Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações do corpo, é considerada um dos melhores exercícios físicos existentes e dos mais exigentes. As provas de natação podem ser disputadas em piscinas de 25 e 50m. Tanto homens quanto mulheres disputam competições em cinco estilos diferentes: costas, peito, golfinho, livre e medley. Há provas individuais e provas de revezamento. Nas provas individuais, o nadador disputa a modalidade sozinho e pode competir nos cinco estilos e em percursos de 50m, 100m, 200m, 400m, 800m e 1500m. Na modalidade livre o nadador pode optar pelo estilo que preferir; contudo, na prática, o estilo usado com mais frequência é o crawl.   Nas provas de revezamento, quatro nadadores da mesma equipe nadam alternadamente até concluírem o percurso. Há provas de revezamento em 4x100m e 4x200m para estilo livre e  4x100m para o estilo medley.

Nado Costas Nado Peito Nado Livre Nado Golfinho Nado Medley Nado Submerso Provas Atletas Piscina Arbitragem Braçada Virada Pernada Saída Chegada Infrações e Desqualificações

Você Sabia?

O nadador César Cielo é dono do recorde da prova dos 50m livre, quando atingiu a marca de 20s91 nos jogos de Pequim em 2008. O mito Michael Phelps possui nada menos do que oito recordes das 16 provas.   

Foi em Estocolmo, 1912, que as mulheres tiveram a sua estreia nas competições de natacão nos Jogos Olímpicos. 57 mulheres participaram das provas pela primeira vez. A campeã olímpica foi a australiana Sarah Fanny Durack, que venceu os 100m livre com o tempo de 1min22s02.
Responsável(is): Rove Chishman
Colaborador(es): Prof. Dr. Flávio Antônio de Souza Castro (PPG Ciência do Movimento Humano –UFRGS)