Ajude a melhorar o Dicionário Olimpico: Envie sua opinião!

Hipismo

O hipismo, praticado por um cavaleiro com seu cavalo - sempre referidos como conjunto - é um esporte definido pela parceria e sintonia entre homem e animal. Neste esporte, homens e mulheres disputam em condições de igualdade, em provas mistas. Entre as diversas modalidades do hipismo, somente as provas de salto, adestramento e concurso completo de equitação (CCE) são disputadas nas olimpíadas. As provas são disputadas individualmente e em equipes. Na modalidade salto, o conjunto deve percorrer um percurso, especialmente desenhado para a competição, transpondo obstáculos em uma pista que mede de 700 a 900m. Na modalidade adestramento, o conjunto deve realizar uma série de movimentos (reprise) conhecidos como figuras, de diferentes graus de dificuldades, em um determinado tempo. A modalidade CCE é considerada a mais radical do hipismo. É composta por provas de adestramento, cross country e salto, que são disputadas nessa ordem, em três dias consecutivos. A prova de cross country, que também é uma prova de transposição de obstáculos, difere da prova de salto pelo tipo de obstáculo, pela velocidade e pela distância do percurso.  As três provas são avaliadas por um júri de campo e a soma dos três resultados define o conjunto ou equipe vencedora.

Prova de Salto Prova de Adestramento Prova de CCE Prova de Cross Country Conjunto Júri de Campo Equipe Técnica Pista Saudação Reprise Trote Galope Passo Recuar Transição Volta Serpentina Oito de Conta Falta Eliminação Percurso Tempo Pontuação Resultado Obstáculos
Palavras

Você Sabia?

Os atletas mais velhos a competir em olimpíadas foram Arthur Von Pongracz, de 72 anos, e a britânica Lorna Jonhstone, de 70 anos, que competiam em hipismo.

As modalidades estão presentes nas Olimpíadas há 104 anos e comemoraram seu ano centenário em 2012, em Londres.



Responsável(is): Lurdes Sonia Führ Gava