Ajude a melhorar o Dicionário Olimpico: Envie sua opinião!

Tênis

O tênis é um esporte em que dois jogadores ou duas duplas se enfrentam com o objetivo de marcar pontos na quadra adversária ao golpear a bola com a ajuda de uma raquete. O jogo de simples, como é chamada a disputa individual, possui as modalidades masculina e feminina. O jogo de duplas apresenta confrontos nas modalidades masculina, feminina e mista.
Após a bola passar para a quadra de um jogador ou de uma dupla, ela pode tocar o chão da quadra apenas uma vez antes de ser golpeada por um jogador. Assim, um jogador ou uma dupla marca um ponto quando o adversário não consegue golpear a bola antes do segundo quique na quadra, quando o adversário lança a bola para fora dos limites da quadra ou quando a bola toca a rede.
Ainda que as marcações da quadra sejam as mesmas para os jogos de simples e de duplas, a área válida para o jogo de simples é de 23,77 X 8,23m e, para o jogo de duplas, de 23,77 X 10,97m. O jogo é dividido em sets. Durante os sets, os jogadores disputam games que são compostos por rallys. Para vencer o jogo, é necessário obter o melhor resultado de três sets, com exceção da final de simples masculina, que é disputada pelo melhor resultado de 5 sets.


Arbitragem Efeito Equipamentos Infração Game Golpe Jogadores Jogo Ponto Punição Quadra Rally Resultado Saque Set

Você Sabia?

No tênis, a palavra love designa um escore de zero. Embora não se saiba ao certo a origem de seu uso nesse esporte, vale apresentar duas possíveis explicações. A primeira defende a semelhança sonora com a expressão francesa l'oeuf, que significa ovo. No francês, a semelhança da forma de um ovo com a forma do número zero teria motivado o uso da palavra. A segunda explicação defende que um jogador que não tivesse ganho nenhum game estaria jogando por 'amor', significado da palavra love, em português.

Inicialmente, o jogo de tênis era chamado de jeu de paume, expressão francesa que significa jogo da palma, porque, ao invés de utilizarem raquetes, os jogadores golpeavam a bola com a palma das mãos. A partir do século XIV, o uso de raquetes foi, aos poucos, introduzido.
Responsável(is): Bruna da Silva
Colaborador(es): Taís Uchoa (Professora de Tênis no Colégio Leonardo da Vinci - Porto Alegre-RS)